HISTÓRIA

Na Europa, os cães de tipo "spitz" estão ligados aos caçadores-coletores da primeira Idade da Pedra, que remontam há cerca de 6.000 anos. Entretanto, especificamente a origem do Spitz Alemão, seu antecessor mais imediato é o "Turfspitz" (canis familiaris palustris).

As Terras Baixas do Norte da Alemanha, que se estende da região do Reno até o Rio Vístula no leste do país, e que cobre a maior parte da Dinamarca, era uma área muito pantanosa, cuja população que ali vivia construia suas casas sobre palafitas, acima dos pântanos (atualmente conhecidos como "pântanos de turfa"). Conforme escavações arqueológicas realizadas, foram verificados vestígios desta população, todas em notável estado de preservação, juntamente com os seus cães. Tais cães são tidos como os principais indícios dos precursores do Wolfspitz (Spitz Lobo).

Os Lulus da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) tem seu nome originado da região histórica de Pomerânia, que compõe a costa do sul do mar Báltico (atual Alemanha e Polônia), mas não porque se originaram lá, mas porque acredita-se que esta variação de menor tamanho da raça foi lá desenvolvida.

A raça é a mais antiga da Europa Central e diversas outras raças foram desenvolvidas a partir dela. Em países não germânicos, os Wolfsspitz (Spitz Lobo) são conhecidos como Keeshonds e os Toy Spitz (Spitz Anão) como Lulus da Pomerânia (Pomeranian).

Fonte: American Kennel Club e Fédération Cynologique Internationale

 

COMPORTAMENTO

Devido ao seu temperamento extrovertido, eles podem ser ótimos cães de companhia com o treinamento adequado. Espirituoso e inteligente, estes cães são facilmente treinados e podem ser ótimos animais de estimação para a família. Entretanto, por conta de seu pequeno porte, os Spitz Alemães Anão e Pequeno podem não ser uma boa opção para famílias com crianças muito pequenas.

A raça é sempre alerta, animada e excepcionalmente dedicado ao seu dono. Sua desconfiança com estranhos e o instinto de caça faz dele o cão de guarda ideal para casa ou fazenda. Ele não é tímido e também não é agressivo. Sua indiferença ao clima, robustez e longevidade são seus principais atributos.

A raça é bem ativa, mas pode ser entretida com atividades indoor e pequenas caminhadas, assim podem se adaptar tanto em casas quanto em apartamentos. Eles podem ser bons cães para esportes caninos como o "agility" ou o "tracking", mas no final do dia eles se acomodoração confortavelmente em seu colo. Atualmente, é a 22° raça mais popular no ranking da American Kennel Club.

Fonte: American Kennel Club e Fédération Cynologique Internationale

 

SPITZ ALEMÃO x LULU DA POMERÂNIA

Basicamente, o Lulu do Pomerânia é a nomeclatura dada ao Spitz Alemão Anão. De acordo com a classificação da Fédération Cynologique Internationale, a qual também é utilizada pela Confederação Brasileira de Cinofilia, o Lulu da Pomerânia é pertencente a raça do Spitz Alemão, sendo que, para esta entidade, esta raça possui 5 tamanhos distintos.

De acordo com a classificação da Fédération Cynologique Internationale, a raça está classificada no Grupo 5, dos Spitz e tipos primitivos, e na Seção 4 dos Spitz Europeus, sendo que seus tamanhos oficiais (medido a partir da altura do chão até a cernelha do cão), é classificado da seguinte forma:

(a) Spitz Lobo (Keeshond): 49cm, com tolerância de 06cm (para mais ou menos);

(b) Spitz Gigante: 46cm, com tolerância de 04cm (para mais ou menos);

(c) Spitz Médio: 34cm, com tolerância de 04cm (para mais ou menos);

(d) Spitz Pequeno:26cm, com tolerância de 03cm (para mais ou menos); e

(e) Spitz Anão (Lulu da Pomerânia): 20cm, com tolerância de 02cm (para mais ou menos).

Os cachorros menores de 18cm e maiores de 55cm estão fora do padrão da raça.

Por outro lado, o American Kennel Club possui classificação própria e atribui ao Lulu da Pomerânia (Pomeranian) o status de raça distinta das demais. Apesar de utilizarem a classificação de tamanho da Fédération Cynologique Internationale para o Spitz Alemão, a entidade possui padronagem própria para a classificação do Lulu da Pomerânia. Os espécimes devem ter entre 3 e 7 libras de peso, sendo que seu peso ideal deve ficar entre 4 e 6 libras. Em relação ao seu tamanho, a proporção entre o comprimento do corpo e a altura da cernelha deve ser de 1 para 1. Estas proporções são medidas a partir do prosterno até ao ponto das nádegas e do ponto mais alto da cernelha em relação ao solo. Qualquer exemplar fora deste peso e/ou proporção é considerado inadequado para a raça

Fonte: American Kennel Club e Fédération Cynologique Internationale

 

CURIOSIDADES

1. A raça está na mesma família do Samoieda, Husky, Akita Inu, Volpino e Malamute.

2. Os maiores ancestrais da raça são os Sled Dogs (cães de trenó) islandeses.

3. Os Lulus da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) são conhecidos como "poms".

4. Dois poms juntos são conhecidos como um "puff".

5. Três poms juntos são conhecidos como um "tuft".

6. Em 1888, a Rainha Vitória da Inglaterra popularizou os Lulus da Pomerânia. Ela teve 35 deles ao longo de seu reinado.

7. Dois Spitz Alemães sobreviveram ao naufrágio do Titanic, juntamento com um Pequinês.

8. A raça é bastante amistosa e divertida, MAS NÃO SÃO BONS PARA CRIANÇAS PEQUENAS.

9. A raça passa por uma fase chamada "ugly puppy" (filhote feio) na qual seus pelos caem para darem lugar ao futuro pelo adulto.

10. A raça é um bom cão de guarda, pois eles alertam para qualquer movimentação estranha.

11. A raça pode latir excessivamente e, se não treinados propriamente, poderão se tornar agressivos e dominantes.

12. Estes cães são uma raça "indoor" e vão bem em apartamentos.

13. A raça vive, em média, de 12 a 16 anos de idade (o equivalente a 84-112 anos em idade de cachorro). 

Fonte: Best Breed Ever